Esporte

Sri Chinmoy correndo quando jovem Sri Chinmoy é um entusiasta dos esportes entusiasta desde a juventude. Na comunidade espiritual onde cresceu, Sri Chinmoy destacou-se no futebol e voleibol, bem como era o corredor velocista mais rápido. Nos últimos anos da adolescência, também foi duas vezes campeão de decatlo.

Nos anos 70 e 80, Sri Chinmoy foi um ativo corredor de longa distância, completando muitas maratonas, ultramaratonas e corridas menos longas. Por muitos anos, jogou tênis quase todos os dias, e freqüentemente competiu em Jogos de Veteranos, incluindo o Masters Games mundial em Porto Rico, em 1983, e o World Veterans Games em Miyazaki, no Japão, em 1993. Retomou o levantamento de peso em meados de 1980, e com o passar dos anos bateu vários recordes em levantamentos com as pernas com um braço só.

Sri Chinmoy correndo

Sri Chinmoy acredita que um estilo de vida equilibrado fomenta a harmonia e a paz interior. Sua abordagem integral da vida estimula o desenvolvimento de aptidão física e nos esportes como veículos para a transformação pessoal.

“Há inúmeras pessoas na Terra que não acreditam na força interior, na força da vida interior. Elas sentem que a vida exterior é tudo. Eu não concordo com elas. Há uma vida interior, o espírito existe, e a minha habilidade de levantar grandes pesos prova que esse espírito pode agir também na matéria. Os levantamentos eu faço através do meu corpo físico, mas o poder vem de uma fonte interior, da minha oração e meditação."

Sri Chinmoy correndo

Sri Chinmoy pratica esportes não apenas como entretenimento ou para manter o corpo fisicamente sadio, mas também porque enxerga o esporte como um veículo natural para expressar sua filosofia de autotranscendência. Inspirados por seu exemplo, muitos de seus alunos foram capazes de exceder seus próprios limites pessoais, batendo novos recordes em diversos campos de atividade, em corridas de múltiplos dias, cruzando o Canal da Mancha e escalando algumas das montanhas mais altas do mundo.

“O que dá à vida o seu valor
Se não o seu constante clamor
Por autotranscendência?”
- Sri Chinmoy

Sri Chinmoy escreveu extensivamente sobre o exercício físico como um caminho para o crescimento espiritual, bem como respondeu a centenas de perguntas nessa área.

Sri Chinmoy foi o fundador do Sri Chinmoy Marathon Team (Equipe de Maratona Sri Chinmoy), que organiza anualmente centenas de eventos e corridas pelo mundo. Fundou também a Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run (Corrida da Paz Lar-Unicidade de Sri Chinmoy). Trata-se de uma corrida global de revezamento de tocha, realizada a cada dois anos para promover a causa da amizade internacional. Atualmente, a Corrida tomou o nome de Corrida da Harmonia Mundial, e ocorre anualmente.


1. Sri Chinmoy - Meditation, Man-Perfection in God-Satisfaction