Arte

Sri Chinmoy chama sua arte de “Jharna-Kala”, que em bengali significa “fonte-arte.” O nome reflete a fonte espontânea da criatividade, que o artista experimenta através da meditação. Essa fonte é expressada e revelada por meio de uma extraordinária produção de pinturas, dentro de um amplo espectro de materiais e formatos.

EEm dezembro de 1991, Sri Chinmoy começou a desenhar pássaros, que representam a liberdade da alma. Desde então, milhões deles foram desenhados para uma série em andamento, entitulada “Dream-Freedom Peace-Birds” (Pássaros-Paz Liberdade-Sonho).

Sri Chinmoy pintando

Sri Chinmoy pinta e desenha rápida e espontaneamente, de forma meditativa. Seus trabalhos artísticos são místicos e geralmente abstratos, variando de miniaturas a murais. Eles incluem uma multiplicidade de estilos e técnicas. Sri Chinmoy já completou milhares de pinturas e milhões de desenhos, e os exibiu em galerias pelo mundo.

“Quando desenho, procuro ficar em um estado contemplativo. Tento manter a minha mente tão vazia, serena e tranqüila o quanto possível. A mente exterior é como a superfície do mar. Na superfície, o mar é cheio de ondas e vagalhões, todo desassossego. Mas quando mergulhamos em suas profundezas, esse mesmo mar é todo paz, silêncio e serenidade. Lá encontramos a fonte da criatividade."

- Sri Chinmoy